Condições de Adesão

Quem pode ser associado da AJEG?

Podem aderir à AJEG - Associação de Jovens Empresários de Guimarães, todos os indivíduos maiores e de qualquer sexo, que não tenham completado 41 anos de idade e que sejam administradores, diretores, gerentes ou gestores de empresa individual ou coletiva de qualquer dos sectores de atividade económica, na qual detenham participação no capital social ou que exerçam atividade profissional afim, bem como profissionais liberais, como sócios efetivos. Poderão ser admitidos como sócios aderentes, candidatos a empresários em iguais condições de idade e que provem possuir projetos de instalação como empresários.


Categorias de sócios

Aderente
Todos os empreendedores que não tenham completado 41 anos de idade e que se apresentem como potenciais empresários, nomeadamente trabalhadores por conta de outrem, dirigentes associativos e jovens universitários.

Efetivo
Todos os empreendedores com idade compreendida entre os 18 e os 40 anos, que sejam sócios ou acionistas de uma sociedade, coletiva ou individual, na qual detenham e comprovem através de documento idóneo a sua participação, bem como empresários em nome individual, de qualquer setor de atividade económica.

AJEG+
Sócios efetivos ou aderentes que atingiram os 41 anos.


Documentação necessária

Proposta de Sócio devidamente preenchida e assinada;
Pagamento da primeira quota;
Fotografia em formato digital;
Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Logótipo da empresa em formato digital (se potencial sócio efetivo);
Comprovativo da participação social na empresa (se potencial sócio efetivo).


Direitos essenciais dos sócios

Sócios efetivos
Aceder a todas as atividades da Associação e serviços prestados, usufruindo de todos os direitos e regalias legal, estatuária e regularmente concedidas;
Participar na vida e gestão administrativa da Associação, diretamente ou por intermédio dos seus legítimos representantes;
Usufruir de todas as vantagens ou direitos decorrentes da existência e ação da Associação;
Requerer e obter informações dos órgãos sociais e regionais sobre as atividades da Associação;
Ser elegíveis para todos os cargos da AJEG, desde que gozem desse estatuto há pelo menos 6 meses, declarem ter a situação regularizada relativamente a dívidas por impostos e contribuições para a Segurança Social ao Estado Português e possuam honorabilidade profissional;
Votar nas eleições para os órgãos sociais;
Solicitar, nos termos legais, a convocação da Assembleia Geral.

Sócios aderentes
Os sócios aderentes possuem todas as regalias expressas no número anterior, exceto o direito de eleger e ser eleito. Podem participar nas Assembleias Gerais, não podendo, no entanto, participar na sua convocação.

Sócios AJEG+
Mediante o pagamento de quota anual, podem continuar a participar na atividade associativa e aceder a um conjunto de serviços e benefícios dedicados aos associados. Os AJEG+ não têm direito de eleger ou ser eleitos ou de convocar ou participar nas Assembleias Gerais da Associação.